eshiota.com

Eduardo Shiota Yasuda is a front-end engineer, designer, and occasionaly writer and speaker. He handcrafts clean, readable, scalable code and interfaces; believes that Math and Design are everywhere.

Return to the posts list

Dedicatória a minha grande mentora

Este post é dedicado a uma pessoa que me serve como exemplo de vida. O que vou escrever aqui não é necessariamente para que ela leia — sempre fiz questão de explicitamente lhe expressar meus agradecimentos. O que vou escrever aqui é um relato com o propósito de inspirar outras pessoas.

Sempre acreditei na filosofia "Tabula Rasa" de John Locke. Assim como ele, creio que todos nascemos como um papel em branco, uma tela vazia, pronta para ser escrita e pintada durante a vida. Somos artistas da nossa própria obra, autores e projetistas de nosso caráter, dono de nossas opções.

Mas todo bom artista teve um mentor.

Podemos sim aprender por experiência própria a pincelar, tecer e rabiscar. Mas a verdadeira técnica é ensinada, passada por gerações, aprimorada ao longo do tempo. O mentor ensina a melhor luz, as palavras mais sábias. Ele mostra que uma pintura pode ser exageradamente barroca ou geometricamente construtivista. E no final, ele não exige que o aprendiz seja uma cópia, um eco de seu mestre. Ele entrega seu pincel e o deixa livre para criar.

Durante minha vida tive muitos mentores. Alguns trabalharam comigo, outros foram e outros ainda são pessoas próximas. Destas, duas se destacam. E aqui falarei de uma delas.

Esta pessoa, minha mentora-mor, é dona de um currículo invejável. Não, ela não possui PhDs, MBAs ou passagens por Harvard. Ela não foi CEO de nenhuma multinacional. Nunca deu grandes palestras, apareceu na televisão, e nunca teve um site para se gabar de pageviews ou pagerank. Em seu currículo constam, porém, uma dedicação e um comprometimento com a absoluta perfeição em todos os lugares pelos quais passou. Uma absurda admiração por parte de empregadores e colegas. Eficiência, organização, humildade. Uma família feliz, filhos bem sucedidos. Preocupação com as pessoas amadas. Sofisticação, boa educação. Simplicidade.

Existem pessoas que acumulam uma quantidade de bens materiais 10 vezes maior, mas não conseguem possuir nem metade do que esta mentora conquistou em sua vida. Conquistar um milhão em dinheiro é muito mais fácil do que conquistar o respeito das pessoas. E é muito menos gratificante.

Durante a minha vida, esta mentora passou-me toda a sua experiência que adquiriu criando maravilhosas obras, algumas de absurdas perfeição e beleza - como uma estátua de Michelangelo; outras de simplicidade ilusória - como um quadrado branco de Malevich - que por trás carrega uma imensidão de valores, questionamentos e desafios. Passou-me o segredo-chave com o qual conquistou o coração e o respeito de tantas pessoas, do porteiro ao prefeito, do zelador ao executivo. E em dado momento, entregou-me a paleta, o pincel, o estúdio, e ensinou-me a rabiscar meus próprios traços.

E aqui estou. Encaminhado, independente, criando novas obras todo dia. Procurando melhorar, sempre. Em busca das técnicas perfeitas e da luz ideal. Procurando seguir seus passos através das minhas próprias pinceladas.

Ela merece muito mais que um site só dela. Ela merece muito mais que meu amor. Ela merece o respeito de todos.

Feliz aniversário, mãe.

Eduardo Shiota Yasuda